O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PACIENTE DE COVID-19 EM ARAGUANÃ

A Prefeitura de Araguanã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem adotado um protocolo de excelência para cidade de pequeno porte. O tratamento fornecido gratuitamente a todos os que tem diagnóstico clínico do coronavírus por meio de teste rápido, em qualquer fase da doença. Isso tem garantido que, até hoje, nenhum paciente tenha necessitado de internação hospitalar. Mesmo sem nenhum caso grave, a prefeitura preparou um centro ESPECIALIZADO EM COVID-19, que fica no SESP. Nessa unidade apenas casos suspeitos são recebidos para consulta e testagem. Foram preparados dois leitos para estabilização, bom balão de oxigênio e monitoramento cardíaco.

O prefeito Valmir Amorim foi um dos primeiros a editar a assinar decretos de prevenção ao contágio do COVID-19. Medidas foram tomadas bem antes do surgimento dos primeiros casos, todos advindos de outros lugares. Araguanã também foi a primeira cidade no país a propor que a vacinação de H1N1 fosse feita de casa em casa, evitando aglomeração em posto de saúde de pessoas do grupo de risco, que são o mesmo grupo prioritário da campanha de vacinação. É com esse compromisso que a Prefeitura segue trabalhando todos os dias, distribuindo kits de higiene, fazendo desinfecção de ruas e avenidas bem como locais públicos e privados de uso coletivo.