VACINAÇÃO CONTRA GRIPE (INFLUENZA) FOI ANTECIPADA

A Secretaria Municipal de Saúde inicia segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020. A imunização, que costuma ser feita em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 de maio.

O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. “A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da imunização vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações. Recentemente tivemos um surto de H1N1 em São Luís, precisamos evitar esse problema”, explica a secretária de Saúde, Maliú Gentil. “A gripe pode confundir o diagnóstico do COVID-19”, afirma.

GRIPE - Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três fases, com grupos prioritários distintos. O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos e os profissionais da área da saúde.

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente .