Campanha 'JANEIRO ROXO' movimenta a Saúde em Araguanã

A prefeitura de Araguanã, através da Secretaria de Saúde, está realizando no município a campanha Janeiro Roxo que tem como principal missão, alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção contra a hanseníase, uma das doenças infecto-contagiosas mais antigas do mundo.

De acordo com a secretaria de saúde, Maliú Gentil, o diagnóstico é feito através do teste dermatoneurologico de forma rápida. Com esse teste é possível saber o tipo de hanseníase, se é contagiosa ou não. O tratamento é oferecido pela Prefeitura de Araguanã de forma gratuita, e dura em torno de 12 meses. Para quem necessita fazer o teste e o tratamento, os mesmos podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde tanto da sede quanto da zona rural. Além dos testes a secretaria também promoveu palestras educativas sobre o tema. Os atendimentos seguem amanhã (30) o dia inteiro.

Se você notar o aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se essas manchas apresentarem alteração de sensibilidade procure o serviço de saúde mais próximo o quanto antes. O diagnóstico precoce da hanseníase possibilita que o paciente seja curado sem desenvolver qualquer sequela.

“É muito importante buscar orientação assim que você perceber alterações na pele. Nossa equipe está preparada para oferecer o atendimento adequado e é claro, o tratamento necessário a cada caso”, enfatizou Maliú Gentil.